segunda-feira, 10 de abril de 2017

Escala Pentatônica - Teoria x Prática

Neste post vamos aprender que não basta apenas saber a formação da Escala pentatônica, saber utilizá-la na prática é o mais importante. Percebo que muitos músicos, principalmente os que estão iniciando agora, tem muitas dificuldades em compreender sobre as escalas mais avançadas e não conseguem explorar, na prática, a sonoridade que elas proporcionam. O segredo é muito simples, na maioria das vezes a sonoridade que buscamos não está na escala pentatônica de um determinado acorde que estamos executando, num determinado momento, Exemplo: Você está no acorde de C e está executando a escala pentatônica de C que  é formada pelos graus 1 2 3 5 6 graus da Escala de C, ou seja C D E G A. Você irá perceber que a sonoridade não é tão atraente e não te remeterá aqueles sons celestiais das músicas gospels e principalmente das gospels internacionais. Quero dizer que há umas regras básicas para a utilização da pentatônica, essas regras além de abrir sua visão poderão serem utilizados os mesmos critérios para a escala pentablues e escala de blues. Exemplos no link abaixo:

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