Neste post vamos
aprender que não basta apenas saber a formação da Escala pentatônica, saber
utilizá-la na prática é o mais importante. Percebo que muitos músicos,
principalmente os que estão iniciando agora, tem muitas dificuldades em
compreender sobre as escalas mais avançadas e não conseguem explorar, na
prática, a sonoridade que elas proporcionam. O segredo é muito simples, na
maioria das vezes a sonoridade que buscamos não está na escala pentatônica de
um determinado acorde que estamos executando, num determinado momento, Exemplo:
Você está no acorde de C e está executando a escala pentatônica de C que é formada pelos graus 1 2 3 5 6 graus da
Escala de C, ou seja C D E G A. Você irá perceber que a sonoridade não é tão
atraente e não te remeterá aqueles sons celestiais das músicas gospels e principalmente
das gospels internacionais. Quero dizer que há umas regras básicas para a
utilização da pentatônica, essas regras além de abrir sua visão poderão serem
utilizados os mesmos critérios para a escala pentablues e escala de blues. Exemplos no link abaixo:
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